skip to Main Content

Quero abrir uma empresa – Por que preciso de um contador?

Contabilidade Consultiva - Ello Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

Essa é uma dúvida que ronda a cabeça dos empreendedores no começo do negócio. Realmente eu preciso de um contador para abrir minha empresa? Eu poderia ficar de rodeios sobre a essa questão, mas vou responder de forma direta. Sim precisa! Inclusive vamos falar mais sobre a contabilidade consultiva.

Mas vou te fazer outra pergunta usando um outro argumento: Você quer a dor de cabeça agora ou mais tarde, quando seu negócio estiver de vento e popa e uma montanha de obrigações governamentais caírem sobre sua cabeça? Por que digo isso? Simples! Um contador é muito mais do que o cara que te envia guia de imposto ou que faz imposto de renda, acha mesmo que se fosse assim a profissão contábil ainda existiria? Vou explicar melhor nesse artigo, acompanhe a leitura.

Preciso de contador para minha empresa?

Conforme o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), toda contabilidade deve ser elaborada por profissional devidamente habilitado, do qual deve fazê-la segundo os preceitos das NBC (s) – Normas brasileiras de Contabilidade. O código civil brasileiro em seu artigo 1179 também nos traz a obrigatoriedade do empresário e da sociedade empresária em manter um sistema de escrituração contábil regular.  

Você entenderá que pode optar por um contador particular – pessoa física ou pode optar pelos serviços de uma consultoria contábil, uma equipe com conhecimentos multidisciplinares nas áreas administrativas, contábil, financeira, tributária, trabalhista e previdenciária, mas ambos devem estar devidamente habilitados no conselho regional de contabilidade CRC.    

Na consultoria contábil além da prestação de serviços ser muito mais ampla, ainda lhe fornece apoio consultivo, novas ideias e possibilidades que vão além dos serviços básicos de contabilidade.

E o MEI?

Por mais que muitas pessoas pensem que devido à facilidade do enquadramento dado pela MEI (Micro Empreendedor Individual), o contador se faz necessário sim! Um dos grandes erros dos MEIs é quando acontece o desenquadramento por excesso de faturamento anual, do qual pode gerar pagamento de impostos retroativos ou complementares.

Além disso, há a questão da gestão do próprio negócio em si onde se faz necessário uma orientação contábil especializada nesse tipo de enquadramento.

Mesmo sendo MEI, é necessário alguns cuidados como a verificação dos limites de receita, limites de contratação de funcionários e impedimento para algumas atividades bem como cumprir com a obrigação anual SIMEI. Com isso, concluímos a importância do acompanhamento de um contador no entendimento da tributação e seu valor estratégico para crescimento sustentável da empresa. 

Qual é a função do contador?

Primeiramente podemos analisar a importância do registro e acompanhamento das operações financeiras e movimentações de patrimônio da empresa, mas um contador faz muito mais que isso.

Ele verificará se toda a documentação emitida está correta, se está sendo cumprida as exigências tributárias, calcula e emite os impostos dentro dos prazos a serem pagos. Produz os livros obrigatórios e entrega obrigações acessórias ao fisco, sempre em atenção a legislação vigente. 

Neste quesito, a participação de um contador é vital, pois questões contábeis e correlatas podem gerar prejuízos para a empresa no caso de ações judiciais.

O que um contador pode oferecer para a gestão da empresa?

Já falamos diversas vezes em nosso blog tudo que um contador pode oferecer para uma empresa e podemos ir além, com a contabilidade consultiva o contador será o maior aliado do seu negócio, principalmente agora em tempos de crise como a que passamos devido à pandemia.

Vamos analisar alguns dos itens que um contador pode oferecer para sua empresa:

Contabilidade Consultiva

Utiliza as informações geradas pela contabilidade e pelo departamento financeiro de forma a visualizar mais claramente os problemas, os gargalos orçamentários e os pontos fortes do negócio. 

Desta forma o profissional contábil pode fazer projeções, auxiliar em orçamentos, na viabilidade de produtos, formação de preços e no entendimento da realidade financeira da empresa.  Além disso, o contador poderá mapear os períodos de sazonalidade, indicando as melhores estratégias para maiores resultados.

Documentação Adequada

Somente o profissional contábil está habilitado a assinar o Balanço Patrimonial e Demonstrativos de Resultado, documentação hábil para a aquisição de créditos e financiamentos na compra de máquinas, veículos, mercadorias e capital de giro necessário a manter o fluxo de caixa positivo. 

Com a contratação de um contador, além de uma contabilidade em dia, sua empresa terá as demonstrações idôneas e os documentos necessários de acordo com a legislação, aumentando sua pontuação de score nas instituições financeiras. 

Planejamento Tributário

Planejamento tributário ou elisão fiscal são os termos utilizados para economias tributárias geradas por estudos envolvendo melhores formas de tributação ou ainda estudos da legislação vigente para a redução do valor dos tributos devidos. Assim, por meios legais, a contabilidade consultiva poderá oferecer uma forma de pagar menos impostos ou ainda apresentar a mudança de regime tributário que se adeque à sua realidade.

Sempre a frente nas atualizações

Atualização constante da legislação societária, trabalhista e tributária. Contratando um contador, você receberá atualização constante sobre as legislações vigentes, o que tem grande impacto para as empresas, uma vez que podem ser evitados problemas futuros pela não observância de normas e regulamentos.

Com a política atual, onde a cada hora temos uma nova lei sendo aprovada, principalmente na parte tributária, é importante que o empreendedor esteja sempre um passo à frente com um contador experiente e atento às mudanças para auxiliá-lo.

Inclusive, constantemente publicamos em nossas redes sociais as últimas notícias do cenário contábil para que você empreendedor tenha uma noção do que está acontecendo. Principalmente para aqueles que não tem acesso a uma contabilidade consultiva adequada.

Abertura e Alterações Societárias

Um contador poderá ainda oferecer consultoria com relação à abertura de empresas, indicando arranjos societários e tipos jurídicos que possam lhe garantir mais segurança jurídica e economia tributária.  

Possibilidade da contabilidade digital ou on-line com a contabilidade consultiva

Os serviços contábeis são essenciais desde o começo das atividades de uma empresa e hoje com novas tecnologias temos as contabilidades Digital e On-line, a diferença entre às duas basicamente é que na contabilidade on-line você contrata uma plataforma de “faça você mesmo” com preços bem reduzidos, já na contabilidade Digital o trabalho também é feito remotamente, porém com mais consultividade e proximidade com o cliente. 

Por isso, procure sempre por uma empresa contábil que possa oferecer mais do que simplesmente envio de guias. 

Busque a Ello Gestão Contábil que realmente se preocupe com o seu negócio e queira vê-lo crescer. 

Esperamos que com este conteúdo, você tenha entendido a real importância de um contador na abertura de sua empresa e como ele pode oferecer algo a mais que hoje seu negócio precisa para crescer, como a contabilidade consultiva.

E então? Tirou suas dúvidas?

A sua empresa já conta com o auxílio de um contador ou um escritório de contabilidade? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos. De fácil manuseio

Back To Top
Recomendado só para você
Para impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o…
Cresta Posts Box by CP