skip to Main Content

Tire as suas principais dúvidas antes de abrir uma empresa

Compartilhe nas redes!

Separamos para você algumas informações, afim de esclarecer questões que te ajudarão a tomar essa decisão de forma segura e consciente.

Quanto tempo deve demorar para eu ter retorno do meu investimento?

A reposta mais acertada seria, o quanto antes melhor! Mas é importante saber que não tem um prazo de retorno ideal. O que deve existir é um limite de aporte de capital por parte do empreendedor. Enquanto a empresa não conseguir obter um saldo suficiente para cobrir as despesas, ou se este valor for muito pequeno, o empreendedor terá que realizar constantes subsídios financeiros. Isso poderá esgotar as suas reservas financeiras ao longo do tempo, afetando não somente o negócio, como também a sua vida pessoal.

Portanto, o importante é manter um controle sobre o fluxo de caixa, pois este instrumento poderá avisar, com a antecedência necessária, as oscilações financeiras.

Como saber se a minha empresa está lucrando?

Você já ouviu falar em DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)?! Esse é um relatório contábil que apresenta, de forma resumida as operações de uma empresa em determinado período e o resultado apurado, que pode ser de lucro ou prejuízo.

Por meio dessa ferramenta, é possível informar se a empresa está obtendo lucro ou não, nas operações realizadas em um determinado período. E se a empresa tiver com valor negativo pode significar que o ganho está abaixo do ponto de equilíbrio, ou seja, custos fixos elevados em relação ao faturamento. O que pode acorrer, talvez por conta de uma margem de formação dos preços de venda muito baixas, ou ainda, por despesas financeiras muito elevadas.

Atenção, se sua empresa chegar a se enquadrar na situação acima, analise seu plano de negócios para ver qual ponto você pode melhorar, e assim, reverter urgentemente essa situação.

Quais os pontos negativos e positivos de ter um sócio?

Com um sócio você terá maior capacidade de investimento, propiciando maior condição de crescimento da sua empresa. As decisões serão compartilhadas e examinadas por mais de uma pessoa, o que pode reduzir riscos de erros de análise. Além disso, pressupõe uma distribuição maior das responsabilidades.

Por outro lado, ter um sócio pode significar ter de tomar decisões mais demoradas, em razão de divergências de pensamentos sobre o negócio; a divisão de resultados financeiros pode gerar insatisfação de um dos lados; ou outra queixa bastante comum, é que um dos sócios pense ou sinta, que está fazendo mais que o outro.

Devo abrir um negócio próprio ou franquia?

Os dois modelos são interessantes. Mas cabe a você empreendedor verificar qual se encaixa melhor ao seu perfil.

A franquia possui algumas vantagens como: linha de produtos testada, marca estabelecida, Know-how de mercado, entre outros. Entretanto, o franqueado deve se manter fiel às regras já estabelecidas pela marca.

Já o negócio próprio requer muito trabalho e dedicação, pois além do investimento inicial, o empreendedor vai precisar aprender com o dia a dia, diferentemente de uma franquia, que sempre lhe mostrará o “caminho das pedras”. Mas se você possui uma ideia inovadora e criativa, esse é o melhor caminho.

Qual modalidade de empresa é o formato ideal para o meu negócio?

Ao planejar abrir uma empresa o empreendedor deve escolher a categoria jurídica e tributária que o seu negócio se enquadra.

Dentre as modalidades, está a do Empreendedor Individual que dispensa um sócio, como o próprio nome já sugere, mas em caso de dívidas, os bens privados serão os mesmos usados para os devidos pagamentos aos credores. Isso também, vale para dívidas pessoais, em que bens da empresa podem ser usados para quitá-las.

Esse é o aspecto de maior diferença em uma Empresa de Responsabilidade Limitada (Eireli), onde o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações em caso de falência. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos.

Já para abrir uma Sociedade Limitada é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade.

Eu preciso oficializar a abertura do meu negócio?

Sim, por menor que seja o seu novo negócio, a abertura da empresa é obrigatória. Seja comercializando produtos e serviços, é preciso o registro. Desta maneira, você começa da forma correta, aumentando as chances de sucesso. Além de ficar dentro da Lei, o que o permitirá emitir as Nota Fiscal aos seus clientes, contratação de funcionários, dentre outras. Mas isso não precisa se preocupar pois a parte burocrática cuidamos nós e você somente se preocupe com o seu negócio.

Existe um jeito de tornar o processo menos burocrático?

Sim, Ello Gestão Contábil e facilidade combinam! E podemos diminuir toda a burocracia envolvida no processo de abertura de uma empresa, porque contamos com profissionais de contabilidade extremamente qualificados. Todo atendimento é humanizado. Com um contador você receberá todo o apoio quanto à documentação necessária e quanto à escolha do regime tributário, diminuindo os custos de tempo e de dinheiro com a abertura da empresa. Vemos muitos novos empreendedores com dúvidas. Ao sanar essas questões você tem mais chances de fazer o seu negócio se desenvolver em sua plena capacidade.

Quanto é o custo para a abertura da empresa?

Além do custo do contador, opa! Aqui na Ello Gestão Contabil  você não terá esse custo de honorários de abertura. Nossos honorários de abertura são gratuitos. Assim, terá somente o custo das taxas da junta comercial.

Após abrir a empresa, os custos iniciais são: aluguel, gastos com água e energia, telefone, honorários do contador, impostos e os custos como o funcionário se houver contratação de imediato.

E quanto terei que pagar de tributos?

As empresas do Simples Nacional têm uma facilidade nos recolhimentos de tributos e contribuições, tendo como base de apuração a receita bruta. A alíquota vai variar de 4% até 17,42%.

Quais os principais documentos que preciso para a abertura de empresas?

Aqui na Ello Gestão Contábil facilitamos tudo, por isso é só nos enviar uma foto do seu RG, CPF e comprovante de endereço já iniciamos o processo.

Fácil assim!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos. De fácil manuseio

Back To Top
Recomendado só para você
Saber analisar o regime de tributação mais adequado, pode ajudar…
Cresta Posts Box by CP