O mundo dos negócios, cada vez mais dinâmico, assim como todos os mercados exigem da empresas um intenso controle das suas operações a fim de validar suas estratégias, e garantir que estão sendo executadas da melhor maneira possível.
Por isso, acompanhar métricas é essencial para saber se as ações da empresa estão dando o resultado esperado, conforme os seus objetivos e metas traçadas. Ao entender essas métricas será possível fazer correções para alinhar o seu negócio aos objetivos que deseja alcançar.
Uma forma de alcançar esses objetivos e entender qual é o ticket médio da sua empresa. Nesse post te ajudaremos a entender o que é essa métrica, além de como calcular e como aumentá-la.
O que é o ticket médio?
Muito utilizada nos segmentos de varejo e tecnologia, e que deve ser aplicada também em outros setores, o ticket médio é o valor ou média de compras que cada cliente faz em seu negócio, seja ele físico, um serviço prestado ou então no meio online.
É uma métrica muito importante, pois a partir dela será possível avaliar as suas ações e planejar como aumentar as suas vendas, consequentemente aumentando seus lucros.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio é simples de ser feito, pois se trata de uma média do valor. Contudo, essa métrica permite além da obtenção de uma média geral, de tudo que é comercializado, uma média específica, sobre determinados produtos e serviços.
Para calculá-lo, basta pegar o faturamento bruto da empresa em um certo período de tempo e dividi-lo pelo volume de vendas desse tempo. Ou a partir da soma total de vendas dividido pelo número de clientes que fizeram compras nesse período:
Ticket Médio = faturamento bruto / volume de vendas
Ou
Ticket Médio = total de vendas em R$ / número de clientes
Para exemplificar, vamos supor que: em 30 dias uma loja vendeu R$ 20.000,00. No qual esse total foi atingido nas compras feitas por 50 clientes.
Ou seja, nessa situação, o ticket médio desses 30 dias será R$ 20.000,00 / 50 = R$ 400,00
Portanto o ticket médio dos 30 dias analisados indica que cada cliente que entrou na loja, gastou em média R$ 400,00.
Aumentando o seu ticket médio
Agora que você já sabe o que é ticket médio, confira três estratégias que podem ser aplicadas para aumentar o ticket do seu negócio, e gerar mais lucro.
Diversifique seus produtos: quanto maior a quantidade de produtos que sejam interessantes para o seus consumidores, maiores são as chances de eles comprarem e levarem algo a mais.
Invista em treinamento: vendedores bem treinados são capazes de se relacionar melhor com cada cliente, tornando o processo de vendas muito mais fluido.
Estimule a recompra: é muito mais fácil vender para quem já comprou com você do que para um novo cliente. Por isso, a recompra é uma excelente estratégia.
Uma forma de mapear a necessidade de recompra é estudando a vida útil do seu produto ou serviço, e se programando para entrar em contato com o cliente com uma boa oferta quando esse prazo estiver quase acabando.
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