skip to Main Content

Oito em cada dez restaurantes brasileiros fecham antes de completar dois anos de operação

Img Ca7c39c76a4497bb - Ello Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

Você sabia que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou, antes da pandemia, que oito em cada 10 restaurantes brasileiros fecham antes de completar dois anos de operação? Isso acontece porque um cardápio interessante não é suficiente para manter o seu negócio de pé.

Com tanto trabalho nas mãos, os chefes acabam não tendo tempo para se preocupar com a contabilidade. Porém, essa parte do empreendimento jamais deve ser deixada de lado. Tendo o controle das finanças, é possível saber os ativos, passivos, receitas, custos, despesas, rentabilidade e produtividade da sua equipe.

É muita coisa! A gente sabe disso. Por isso, separamos quatro itens indispensáveis para você fazer um bom controle dos números e manter sua empresa em dia com as leis tributárias.

1 – Controle o fluxo do caixa

Antes de tudo, você precisa anotar o valor inicial, o que entra e o que sai do seu caixa. É importante não desprezar nenhum tipo de gasto, nem mesmo os que parecem sem importância.

Esse controle pode ser feito por dia, semana ou mês. Lembrando que quanto menor a periodicidade, mais fácil fica de identificar possíveis falhas.

O objetivo do fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital para o custeio da operação da empresa e também para o investimentos em melhorias (como reformas, por exemplo).

2 – Faça os registros contábeis

Você precisa manter as informações das vendas, dos impostos, das despesas e da folha de pagamento sempre atualizadas. Para isso, você deve catalogar notas fiscais, recibos de pagamentos e de vendas, cópias de cheques, etc.

Com o registro contábil, é possível saber como está seu estoque, quais são os custos dos alimentos, da mão de obra e dos fornecedores, além de identificar onde se lucra e o que se desperdiça. O ideal é que o custo com colaboradores e alimentos não ultrapasse 65%.

3 – Atente-se aos custos fixos

Independente do que acontecer, você precisa saber quais são as despesas que se repetem todos os meses e colocá-las como prioridade.

Aluguel, água, luz, telefone, internet e folha de pagamento (incluindo benefícios como vale-transporte e convênio médico) são exemplos de custos fixos.

4 – Delegue a um contador

Além de controlar os números, o maior desafio é saber sobre impostos, legislação, questões trabalhistas e de vigilância sanitária. Todo mundo sabe que essas questões burocráticas dão a maior dor de cabeça, pois demandam tempo para serem resolvidas.

Optando por contratar um contador, você terá ótimas vantagens: 
1) Poderá se concentrar nas atividades principais do seu negócio; 
2) Não precisará acompanhar as constantes atualizações das normas tributárias; 
3) Terá um profissional experiente que saberá resolver problemas com olhar técnico e não emocional; e 
4) Diminuirá encargos e passivos trabalhistas, pois contará com alguém que automatiza prazos de acordo com as leis vigentes.

E aí? Entendeu a importância de uma boa contabilidade do seu restaurante? Se precisar de ajuda, conte com a gente! A Ello é especialista em contabilidade para restaurantes e tem ampla experiência no ramo. Entre em contato e faça seu orçamento! 
 

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Back To Top
Recomendado só para você
O Lucro Real (LR) é um regime tributário que pode…
Cresta Posts Box by CP