skip to Main Content

O poder da contabilidade para a tomada de decisões estratégicas

Img 658c012053d29177 - Ello Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

No contexto atual, as empresas necessitam cada vez mais de informação para a tomada de decisões estratégicas. Ao contrário do que muitos acreditam, a contabilidade não é somente utilizada para a geração de guias e cumprimento de obrigações legais, mas também é decisiva no contexto gerencial, uma vez que as informações fornecidas pelas demonstrações contábeis são essenciais para a tomada de decisões. Mas como a contabilidade pode ser utilizada na gestão da sua empresa? Quais aspectos devem ser levados em conta e analisados? A seguir, vamos a alguns tópicos.

A contabilidade como fonte de informações

Para que a contabilidade possa ser utilizada como fonte de informações de forma útil para a tomada de decisões estratégicas é preciso que ela seja tempestiva, ou seja, que todos os dados estejam devidamente registrados, representando a situação real da empresa naquele momento. Assim, algumas peças contábeis, como balancetes e relatórios, que são extremamente importantes para o acompanhamento da situação da empresa, devem ser exigidas e constantemente atualizadas.

As informações obtidas nesses tipos de relatórios contábeis devem ser além de tempestivas, mas também objetivas, completas e detalhadas de acordo com a necessidade da empresa. Assim, é interessante estabelecer um bom relacionamento com a contabilidade, uma vez que ela será a responsável pelo detalhamento dessas informações.

A contabilidade no processo decisório

Além dos relatórios contábeis, as demonstrações contábeis obrigatórias são também uma importante fonte de informações.

Com o Balanço Patrimonial, por exemplo, é possível fazer uma análise vertical e horizontal. A primeira fornece informações relativas à importância de cada conta ou grupo contábil se comparados a outro item dentro do balanço, e a segunda possibilita a visão das contas ou grupos contábeis durante determinado período de tempo. Assim, é possível entender se a empresa aumentou seu ativo, ou ainda como suas dívidas têm se comportado.

A mesma técnica pode ser utilizada para a Demonstração do Resultado do Exercício, e o gestor poderá compreender como andam seus gastos e receitas e qual o impacto destes no resultado final do exercício. Dessa forma, nota-se que a contabilidade é extremamente útil no que tange planejamento e gestão.

Com a combinação dessas duas demonstrações poderá ser gerada a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), de modo ao empreendedor compreender as variações de caixa e equivalentes, como contas correntes. Ele também poderá se programar em relação a investimentos ou ainda verificar a necessidade de obtenção de empréstimos.

Outro ponto estratégico da contabilidade é o detalhamento, de acordo com a necessidade da empresa, dos custos e despesas; ou seja, de valores que são utilizados de forma direta no processo de decisão. Conhecendo melhor esses valores, o gestor poderá decidir, por exemplo, que linha de produtos cortar ou ainda quais devem ter suas vendas incentivadas. Além disso, poderão ser feitas decisões de terceirização ou ainda de modificações na empresa para a otimização dos custos de produção.

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos. De fácil manuseio

Back To Top
Recomendado só para você
A rotina do profissional de Contabilidade exige um conhecimento aprofundado…
Cresta Posts Box by CP