Cerca de 9,2 bilhões de reais que não foram movimentados em recursos do saque extraordinário do FGTS começaram a voltar para as contas do fundo do trabalhador no mês de Agosto, mais especificamente no dia 06.
Porém, os trabalhadores que não movimentarem esse valor tem até o dia 15 de Dezembro de 2022 para solicitar o valor pelo aplicativo FGTS. Nesse post, você aprenderá como fazer isso.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os recursos voltarão a ser disponibilizados na conta dos assalariados com a correção do FGTS acumulada no período. Pela legislação, o FGTS rende o equivalente à taxa referencial (TR) mais 3% ao ano.
A Lei 14.075 de 2020, de regulação das poupanças sociais digitais, aponta que os valores do FGTS depositados e não movimentados pelos trabalhadores voltem ao fundo, com correção, caso não sejam movimentados em até 90 dias após o término do período de saque.
Como solicitar a liberação?
Primeiro passo: baixe o aplicativo do FGTS.
O aplicativo está disponível para IOS e para Android nos links disponibilizados aqui:
IOS: https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US
É só acessar e clicar em “fazer download” ou “baixar” e o aplicativo estará no seu celular em alguns instantes.
Segundo passo: faça seu login informando seu CPF e senha usados nos aplicativos da Caixa e logue de forma fácil;
Terceiro passo: Clique no menu “Saque Extraordinário FGTS” que está localizado na parte central direita da tela inicial do aplicativo;
Quarto passo: cadastre sua conta para depósito informando número da conta, dígito verificador, banco e agência;
Quinto passo: aguarde a confirmação da data do depósito que será exibida na sua etela.
Pronto, em breve você receberá o seu valor na conta cadastrada, fique atento à data informada pelo aplicativo e vá até a Caixa Econômica mais próxima para realizar o seu saque. Além disso, o valor pode ser transferido para você por pix usando o aplicativo do Caixa Tem.
Quem pode fazer o saque extraordinário?
Todos os trabalhadores que possuem contas do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque. O crédito é realizado de forma automática na conta do Caixa Tem, em nome do trabalhador.
Nos casos em que os valores não tiverem caído automaticamente na conta do trabalhador, é necessário pedir a liberação dos recursos.
De acordo com a Caixa, o bloqueio dos recursos pode ocorrer devido a alguns fatores. Entre os principais motivos para bloqueio, estão:
- garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
- determinação judicial;
- pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador;
- e dados inconsistentes.
A Caixa destaca, no entanto, que o saque não será disponibilizado se os valores estiverem bloqueados na conta do fundo de garantia.
Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe. Será um prazer te ajudar!