skip to Main Content

CNAE, tudo o que você precisa saber.

4809e42bc0c763e664a29dd6724c6a34 - Ello Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – consiste em um código de registro que identifica a atividade exercida por um negócio.

Todos os tipos de negócios – MEI, ME, etc – podem possuir mais de um CNAE, sendo uma delas a atividade primária e as demais secundárias. É importante apenas lembrar que todas elas precisam ter naturezas relacionadas.

 A categorização através do CNAE é utilizada em todo o território nacional e engloba empresas públicas, privadas, profissionais autônomos e entidades sem fins lucrativos. 

Como surgiu 

O CNAE é resultado dos esforços de órgãos fiscalizadores das esferas federais, estaduais e municipais e foi criado para auxiliar o governo a reduzir fraudes nos pagamentos de impostos, melhorando a gestão tributária do país.

Além disso, o sistema do CNAE ajuda órgãos públicos a verificarem soluções específicas que melhorem a legislação tributária.

Para que existe 

O CNAE é essencial para quem deseja obter o CNPJ. Ele serve para determinar quais operações um negócio pode fazer e de qual segmento ele faz parte.

É através destes códigos padronizados de atividade que o governo é capaz de fiscalizar e regulamentar aquilo que uma empresa faz. Além disso, uma vez que o negócio está enquadrado de maneira correta, é possível saber exatamente quais os impostos que são próprios para sua atividade comercial e os que não são.

A escolha do CNAE certo é a garantia que os empreendedores necessitam para estarem com sua atividade legalizada, evitando assim problemas futuros.

Como definir o CNAE de uma empresa

Antes de mais nada é necessário conversar com um contador, pois é através deste auxílio que serão evitados problemas futuros.

Ao pensar na forma de regularizar um negócio, deve se levar em consideração:

  • o que a empresa vai realizar;
  • quais operações vai executar;
  • que serviços irá prestar;
  • se vai fabricar, revender ou comercializar produtos;
  • se vai trabalhar apenas com um tipo de produto ou mais de um

e ao obter estas respostas o empreendedor saberá se terá apenas um CNAE ou se vai precisar de mais.

Após esta reflexão, é hora de elencar as prioridades: qual será a atividade primária da empresa, o carro chefe do negócio? Quais atividades ficarão como secundárias para o caso de necessidade?

Partindo destas respostas, no momento de partir para o concreto e escolher o CNAE, o empreendedor vai, em ordem, optar pela seção, a divisão, o grupo e, por último, a classe que melhor corresponda ao tipo de atividade da empresa.

Observações importantes

Além da definição correta do CNAE, as empresas precisam estar enquadradas de forma certa na atividade econômica correspondente ao seu negócio, o regime indica que tipo de empresa está sendo aberta.

Outro fator importante é a verificação do local da empresa para saber se a atividade é permitida.

Se você é empreendedor e deseja abrir seu negócio mas não sabe exatamente como fazer, a Ello possui uma equipe treinada que poderá tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudará com o processo de abertura da empresa. Entre em contato conosco pelo chat para que possamos lhe ajudar!

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos. De fácil manuseio

Back To Top
Recomendado só para você
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta…
Cresta Posts Box by CP