skip to Main Content

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

Compartilhe nas redes!

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos.

De fácil manuseio e entendimento claro, esta ferramenta pode ser utilizada também para facilitar ainda mais o processo de Declaração de Imposto de Renda de sua empresa.

Falando de forma clara, o Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Este documento digital é utilizado para comprovar as informações de transações tributárias, como emissão de notas fiscais, contratos e até mesmo Imposto de Renda.

Os contribuintes podem fazer a Declaração do Imposto de Renda de forma simplificada por meio do certificado digital, reduzindo em até 40% o tempo de preenchimento do formulário.

Tendo o Certificado Digital, o contribuinte não precisa baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador, pois o preenchimento pode ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).

Ao acessar o e-CAC com o Certificado Digital, o contribuinte adquire várias vantagens como consultar as declarações enviadas nos últimos anos, o que possibilita o cruzamento de dados e o preenchimento das informações de forma segura. 

O passo a passo

– Acessar o Portal do e-CAC;

– Selecionar entrar com gov.br;

– Depois de criar a sua conta gov.br ou se já tiver uma, acesse o e-CAC selecionando a opção “Certificado Digital”;

–  Selecione a opção ‘’Meu imposto de renda’’ (extrato IRPF);

– Em serviços, procure o tópico “declaração” e selecione a opção “preencher declaração online”;

Pronto, agora é só preencher os dados.

Pré-preenchimento automático

Neste ano é possível gerar a declaração pré-preenchida do IRPF. Para isso, é necessário selecionar a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” depois que acessar o Portal e-CAC usando o Certificado Digital.

Com esta declaração pré-preenchida é possível fazer a declaração completa ou simplificada. O documento apresenta informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos.

Correção de informações enviadas

Se por algum motivo o contribuinte observar que enviou alguma informação equivocada no preenchimento da declaração, é possível fazer a retificação da declaração diretamente no Portal e-CAC.

Esta funcionalidade está disponível para retificar as declarações dos últimos cinco anos. Para isso, é preciso ter o número que recebeu da declaração entregue que deseja corrigir. É possível resgatar o número no próprio Portal e-CAC em “Cópia do Recibo de Entrega” na seção ‘’Meu Imposto de Renda’’.

Se você ainda não fez sua Declaração do Imposto de Renda, tem até o dia 31 de Maio para fazê-la. A Ello possui uma equipe treinada que poderá tirar todas as suas dúvidas e lhe ajudará a organizar tudo. Entre em contato conosco pelo chat para que possamos lhe ajudar.

Classifique nosso post [type]

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

8347355147e2d0b11526b03c1c411d43 - Ello Gestão Contábil

CERTIFICADO DIGITAL E IR 2022

O Certificado Digital é uma das mais novas facilidades que o empreendedor pode possuir para otimizar e organizar seus arquivos e documentos. De fácil manuseio

Back To Top
Recomendado só para você
Fazer a Declaração do Imposto de Renda é um dever…
Cresta Posts Box by CP