Analise de balanço

Img 6ad0665a952ddb66 - Ello Gestão Contábil

O Patrimônio de uma empresa possui movimentações econômico-financeiras, e através do registro destes fatos, a contabilidade tem condições de prestar informações que auxiliam o empresário na tomada de decisões. Uma das formas de extrair essas informações é a análise do Balanço e DRE através da utilização de índices.

A análise do Balanço apurada através de índices ou coeficientes, serve para cristalizar situações ou tendências da estrutura patrimonial e operacional da empresa. A análise da DRE é um parâmetro utilizado para análise do aspecto econômico.

A Ello vai te ajudar a ver quais os principais indices para fazer a analise de seu balanço

Índices de Liquidez

Os índices de liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa perante as suas obrigações, seja de forma imediata, curto ou longo prazo. Além disso, através deles é possível administrar a continuidade da empresa, pois as variações ocorridas nestes índices podem acender um sinal de alerta para os gestores. Os principais índices de liquidez são a Liquidez imediata, Liquidez corrente, Liquidez seca e Liquidez geral.

Índices de Liquidez Imediata

Este índice é muito conservador, pois considera apenas o caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações, com isso, é de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa. Fórmula:

Liquidez Imediata = Caixa e equivalente de caixa (Disponibilidades) / Passivo Circulante

Índices de Liquidez Corrente

Também chamado de índice de liquidez comum, o índice de liquidez corrente é um dos indicadores mais conhecidos para se analisar a capacidade de pagamento de uma empresa no curto prazo. Fórmula:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Índices de Liquidez Seca

O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente. A única diferença é que ele exclui os estoques do ativo circulante da empresa, já que esses direitos são menos realizáveis no curto prazo.

A liquidez seca considera, portanto, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado. Como é mais rigoroso no cálculo do ativo, o índice de liquidez seca é menor do que a liquidez corrente. Fórmula:

Liquidez Seca = Ativo Circulante – Estoques / Passivo Circulante

Índices de Liquidez Geral

Este índice busca dar uma visão da solvência da empresa no longo prazo, com isso leva em consideração o seu Realizável a Longo Prazo e seu exigível a Longo Prazo. A análise de uma série histórica da liquidez geral poderá demonstrar se a companhia está ganhando ou perdendo capacidade de pagamento.

Sozinho, o índice de liquidez geral não possui tanta utilidade quanto os anteriores. Isso porque a empresa pode, por exemplo, ter feito um financiamento longo para investir em sua modernização, e os recursos para quitar essa dívida chegarão paulatinamente ao longo dos anos, não sendo necessários agora. Conforme alterações das demonstrações contábeis  adotadas pela Lei 11.638/07 e medida provisória 449/08, a fórmula é a seguinte:

Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Tem duvidas sobre como analisar e entender a real situação da sua empresa, nos da ELLO Gestão Contábil podemos te ajudar com isso! Entre em contato cliquei aqui

Classifique nosso post [type]

This Post Has 0 Comments