Ícone do site Ello Gestão Contábil

O que você deve saber antes de trocar de um escritório de contabilidade

A qualquer momento um empresário pode trocar a contabilidade de sua empresa. Se o relacionamento com o parceiro contábil, já não anda tão bem, é hora de avaliar uma mudança.

Entre os problemas mais comuns que levam isso a ocorrer está um atendimento ruim, – quando o escritório contratado não atende as ligações ou solicitações feitas pelo e-mail em tempo adequado – a falta de registro do escritório no Conselho Regional de Contabilidade, ou ainda, a ausência de conhecimento especializado no segmento de atuação da empresa, entre outros fatores.

No entanto, para essa transação ocorrer é preciso estar atento se o contrato de serviços contábeis que existente, inclui uma alguma cláusula de multa por rescisão contratual fora do prazo estipulado. Neste caso, o empresário pode ser obrigado a pagar a multa da rescisão contratual quando desejar migrar de contabilidade.

Também é preciso que o empresário formalize o encerramento do cancelamento dos serviços contábeis, ou por e-mail ou por carta registrada. A partir da data do comunicado, o contador tem um prazo que varia de acordo com o que já está descrito em contrato, para organizar toda a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa para devolver aos proprietários.

Após isso, é realizado um distrato de prestação de serviços contábeis e o empresário pode levar a documentação ao novo escritório. Por fim, o contador que está recebendo o novo cliente deverá elaborar um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis onde estará expressa a extensão de sua responsabilidade técnica sobre a empresa contratante.

E você, está pensando em trocar os serviços de contabilidade de sua empresa? Então conheça um pouco mais o trabalho da Ello Gestão Contábil e saiba o que podemos fazer para o crescimento do seu negócio.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile