Ícone do site Ello Gestão Contábil

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas poupa mais de 2 milhões de árvores

Img F8fbccce766a93c7 - Ello Gestão Contábil

Em vigor no Brasil desde 2006, a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) já foi responsável pela economia de 83 bilhões de folhas de papel. Isso significa, em outras palavras, que cerca de 2,07 milhões de árvores foram poupadas graças à aplicação do modelo digital.

Há um pouco mais de 12 anos, foram emitidas 20,85 bilhões de notas fiscais eletrônicas (em sua versão impressa, eram necessárias emitir quatro vias do mesmo documento), que são autenticadas graças ao certificado digital.

“Esse é sem dúvida um dos maiores benefícios que a certificação digital trouxe. Além desse lado sustentável, houve queda acentuada de fraudes na emissão, a arrecadação, por consequência, aumentou e as empresas não precisaram mais manter a guarda física de notas, ganhando espaço, reduzindo custos e ampliando a segurança dos sistemas”, enumera diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, Maurício Balassiano.

Nota sustentável

Além da economia de árvores, a NF-e trouxe também outros benefícios para a natureza mais difíceis de mensurar. Isso porque, além do papel, para as notas fiscais impressas ainda eram necessárias as vias carbonadas.

Logo, colocando-se na ‘conta’ esse produto, além do consumo de água e eletricidade usadas no processo de produção do papel, o benefício para o meio ambiente é ainda maior.

Balassiano ainda destaca que, com aimplementação da nota eletrônica e uso de certificação digital, as empresas passaram a adotar outras medidas para eliminar o papel em seu dia a dia.

“Essa é uma tendência. Temos vários cases nesse sentido, de empresas que passam a adotar, por exemplo, a assinatura digital e a realizar suas operações apenas no universo virtual, com toda a segurança e garantia quanto à validade jurídica, a partir da tecnologia do Certificado Digital”, afirma o diretor.“Há os ganhos tangíveis e os intangíveis, relacionados à sustentabilidade e imagem da empresa na sociedade”, completa.

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile