Na última sexta-feira (1º), o IBGE revelou que a economia do Brasil cresceu 2,9% no último ano, alcançando R$10,9 trilhões. Uau, que grande notícia!
E sabe quem teve um papel fundamental nesse crescimento? As pequenas empresas! Elas são responsáveis por 95% de todos os negócios no país e contribuíram com 30% para esse crescimento incrível do Produto Interno Bruto (PIB).
O presidente do Sebrae, Décio Lima, falou sobre isso e disse que as pequenas empresas são importantes porque dão trabalho e dignidade para cerca de 86,5 milhões de brasileiros. Ele está otimista sobre o futuro e espera que 2024 seja ainda melhor!
Para que isso aconteça, ele falou sobre a importância de baixar os juros, melhorar os impostos e facilitar o acesso ao crédito para os donos de pequenas empresas. Isso tudo ajuda a economia a crescer e a reduzir as diferenças sociais.
Os números do IBGE mostraram que a agricultura foi uma das áreas que mais cresceu, com um aumento de 15,1%! Incrível, não é? Além disso, a indústria e os serviços também tiveram bons resultados.
Um índice chamado Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) mostrou que as pequenas e médias empresas cresceram ainda mais que a economia como um todo. A indústria e os serviços tiveram destaque, mas o comércio e a infraestrutura enfrentaram alguns desafios.
É importante lembrar que as pequenas empresas também ajudaram a criar muitos empregos em 2023! Mais de 80% dos empregos formais foram gerados por elas, o que é ótimo para as famílias brasileiras.
Por fim, a inflação baixa e a redução dos juros básicos também contribuíram para o crescimento econômico que vimos no ano passado. É incrível ver como as pequenas empresas têm um papel tão importante em fazer a economia do nosso país crescer!
Fonte: Portal Contabeis
This Post Has 0 Comments