Ao iniciar ou expandir um negócio, é essencial contar com uma visão bastante abrangente e profunda do mercado, considerando concorrência direta e indireta, público potencial, oportunidades de outros nichos, aceitação e interesse pelos produtos e serviços, e possíveis diferenciais. Negligenciar esse estudo prévio pode trazer inúmeros riscos ao empreendimento, causando prejuízos financeiros e danos à imagem da marca. Conheça agora os principais motivos para pesquisar o mercado antes de expandir o negócio:
Índice
Identificar os concorrentes
Para competir e vencer, é preciso conhecer os concorrentes. Assim, é importante identificar as empresas que atuam no seu mercado, seus produtos, sistema de atendimento, inovações, preços e opinião de clientes. Nesse sentido, há muitas informações disponíveis na internet, bastando realizar buscas pontuais, acessar os sites e procurar notícias. Blogs e redes sociais costumam conter dados interessantes sobre modelo de gestão, soluções tecnológicas adotadas, parcerias e fornecedores. Desse modo, é possível perceber quais as melhores práticas adotadas no seu mercado.
Conhecer os clientes
Antes de expandir o negócio, é preciso conhecer os clientes potenciais, que utilizarão os produtos e serviços. Quando se trata de uma expansão local, ou seja, no mesmo endereço ou região, esse perfil já deve ter sido pesquisado na abertura do empreendimento, mas quando a intenção é levar o negócio para outros ambientes, é essencial realizar esse levantamento novamente, reconhecendo possíveis peculiaridades e demandas desse novo público. As pesquisas quantitativas indicam se há consumidores suficientes e as qualitativas mostram o grau de exigência em relação as ofertas.
Evidenciar as forças e fraquezas do negócio
Com a pesquisa de mercado, é mais fácil evidenciar as forças e fraquezas do negócio, comparando fatores como prazos de entrega, variedade, qualidade, limitações de produção ou armazenamento, custos, criatividade e diferenciais. Para uma análise mais precisa, pode-se utilizar a matriz SWOT, uma metodologia alinhada a este tipo de avaliação que permite também compreender as oportunidades e ameaças referentes à empresa.
Reconhecer novas oportunidades e nichos de mercado
Por meio das pesquisas é possível reconhecer novas oportunidades e nichos de mercado, ainda não explorados. As boas ideias podem vir de necessidades específicas de um determinado público consumidor, do desenvolvimento de novas tecnologias ou ainda de processos que agregam mais valor ao produto ou serviço.
Reduzir custos e desperdícios
O estudo do mercado permite também a elaboração de um plano de negócio mais completo e seguro, evitando os erros já cometidos pela concorrência, envolvendo dificuldades e transtornos com a gestão de estoque, aquisições, logística, fornecedores e capital humano, por exemplo. Assim, custos e desperdícios são reduzidos, de forma a otimizar os investimentos disponíveis e a direcionar esses recursos a projetos relevantes para qualidade da operação.
Melhorar a aceitação de produtos e serviços
Também é possível avaliar antecipadamente a aceitação dos consumidores. Essas informações são muito úteis no sentido de aprimorar produtos e serviços de acordo com a opinião dos clientes.
Avaliar a imagem e a reputação da empresa
As pesquisas de mercado indicam a percepção dos clientes em relação à imagem e a reputação da empresa. Os resultados mostram como o público se relaciona com um produto, serviço ou mesmo com a marca, de forma geral. Esses dados possibilitam decisões mais seguras sobre novas estratégias de marketing, mudanças no posicionamento de determinados produtos, promoções ou lançamentos.
Planejar o futuro
É preciso reforçar que o estudo do mercado também possibilita a identificação de tendências, que podem se transformar em boas alternativas para o negócio em um futuro próximo. Assim, com organização e planejamento, a empresa pode se adequar para atender a essas novas demandas e ganhar espaço perante a concorrência.